Mulheres na Política

Um dos temas caros ao Direito Eleitoral é a participação feminina na política, cuja importância é afirmada em estudos que demonstram que quanto maior a presença de mulheres em governos e parlamentos, menores
são os níveis de corrupção nos países. A maior presença de mulheres em governos também está associada a melhores resultados em educação e saúde.
Nessa perspectiva, o IGADE, por meio de seus membros, em especial mulheres, se propõe a colaborar para a realização de ações de capacitação direcionadas a interessadas em participar de pleitos eleitorais na condição de candidatas.
Tal capacitação consiste na realização de palestras/painéis sobre a importância da participação feminina na política, o sistema proporcional, processo eleitoral na prática e o arcabouço legislativo pertinente.
Ainda, são abordados temas como a utilização de “candidatas laranja”, filiação, convenção e registro de candidatos, propaganda eleitoral, financiamento de campanhas e prestação de contas, todos com abordagem acessível aos mais diversos públicos.
A proposta não é de orientação ou assessoramento jurídicos, mas de sensibilização sobre os temas, introdução sobre as regras eleitorais e os procedimentos atinentes à eleição.
A iniciativa visa ao fortalecimento de nosso sistema eleitoral e partidário, com o incentivo à realização de campanhas propositivas, considerada a representatividade, com abordagem que incentive a participação de mulheres nos partidos e como candidatas.
O Instituto tem como objetivo, mediante a realização de parcerias com os interessados e a sociedade em geral, possibilitar que, com a preparação técnica básica, as mulheres se sintam mais confiantes e seguras para participarem das eleições e da vida política.
Maires informações podem ser solicitadas pelo e-mail diretoria@igade.com.br.

 

About the author